A CLT no artigo 134 estabelece que, após 12 meses do contrato do trabalho, o empregado adquire o direito a 30 dias de férias. O próprio artigo determina que a época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador, não havendo que se falar em imposição pelo empregado da data que melhor atenda seus próprios interesses.

ENTENDA O CONCEITO DE PERÍODO AQUISITIVO E CONCESSIVO DE FÉRIAS.
O período aquisitivo constitui o espaço de tempo em que o empregado terá que laborar para adquirir o direito de descanso, nos moldes do artigo 130 da CLT, gozará de 30 dias de descanso, após completar 12 meses de contrato de trabalho, contados desde o início da atividade laborativa, salvo na ocorrência de faltas injustificadas quando o respectivo período será reduzido proporcionalmente.

Sabemos que 2016 foi um ano dificílimo e 2017 continua com estes ares.

Pois bem!

A ideia do Governo Federal ao editar a Medida Provisória nº 766, que instituiu o Programa de Regularização Tributária (PRT) junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), é estimular a economia do País, incentivando empresas e pessoas físicas a parcelarem seus débitos em até 120 meses, sendo que o contribuinte poderá escolher dentre 4 (quatro) modelos de pagamento, os quais veremos mais abaixo quais são. Adicionalmente poderão ainda abaterem suas dívidas por meio de créditos tributários e prejuízos fiscais de anos anteriores.

Uma das tarefas mais complicadas para o empreendedor certamente é a formação de uma equipe. Como encontrar um profissional que se enquadre em suas funções com as competências necessárias, e que trabalhe com sinergia e motivação?


Os procedimentos de recrutamento e seleção são muito importantes para a formação de uma equipe produtiva, possibilitando a entrega de serviços de qualidade.


Veja algumas dicas a serem observadas em processos de recrutamento e seleção:

  1. Descrição da vaga: Defina com muita clareza as funções e qualidades exigidas para a vaga. Aproveite para escrever ou revisar a descrição do cargo;

Não é de hoje que ouvimos dizer que muitas empresas, principalmente as pequenas e médias sofrem ou enfrentam crises financeiras severas e por vezes “inesperadas”. Sendo que é muito comum ouvirmos desses administradores que foram pegos de surpresa, pois as contas da empresa aparentavam estar saudáveis.


Pois bem, este erro é recorrente, comum e cometido por inúmeros gestores financeiros ou administradores que fazem a gestão dos recursos das empresas pelo saldo do banco ou caixa e não por controles sistêmicos, efetivos e previsíveis, como o próprio fluxo de caixa.


Não obstante, vemos com certa frequência muitos empresários fazerem análise de seus negócios pela demonstração de resultado, chamada DRE (Demonstração de